quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

ACS!!!!!!!!!!!!!!

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cobertura completa da Greve dos Agentes de saúde e endemias de Fortaleza

Conheça o The Network Path – O caminho da Rede. Uma iniciativa da MNAS em apoio as ações da categoria que memerem destaque na Rede Mundial de Comutadores

A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS apoia o movimento grevista dos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias de Fortaleza-CE.

Notícias recentes:

* Hoje, pela manhã (31/01/2012), houve assembleia em Juazeiro e amanhã será em Iguatú.
Greve dos servidores da Saúde do Ceará 10:16 - sexta-feira, 27 de jan. de 2012

Cobertura completa da Greve dos Agentes de Saúde da Prefeitura de Camaragibe-PE

Conheça o The Network Path – O caminho da Rede. Uma iniciativa da MNAS em apoio as ações da categoria que memerem destaque na Rede Mundial de Comutadores.

A Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS apoia o movimento grevista dos Agentes de Saúde da Prefeitura de Camaragibe-PE, administração do Prefeito João Ribeiro de Lemos. Acompanhe a cobertura completa aqui!

Informes sobre a Greve
Houve avanços em relação à luta aqui em Camaragibe-PE. A categoria saiu com um acordo assinado entre o sindicato e a gestão. Também foram definidas as datas para cumprimento das reivindicações de condições de trabalho e financeira. Amanhã a categoria estará reunida na sede do sindicato para avaliação do comportamento da gestão e decisões sobre o movimento até o final dos prazos dados pelo gestor. Saiba mais aqui!

Bebês que comem com a mão são mais propensas a ter peso saudável

Carboidratos, como pão e massa, são os favoritos dos bebês que se alimentam com as mãos
AFP Em Paris
Divulgação do Jornal dos Agentes de Saúde do Brasil

Os bebês que escolhem a sua comida com as mãos são mais propensos a comer de forma saudável e a manter um peso ideal do que os bebês alimentados na boca com colher, mostra um estudo publicado pelo British Medical Journal.

A pesquisa, realizada com 155 crianças entre 20 meses e seis anos e meio, foi baseada em um questionário preenchido pelos pais.

Noventa e dois bebês se alimentaram com o método batizado de "baby led weaning" (bebê desmamado), que consiste em deixar a criança comer sozinha pequenos pedaços de alimentos sólidos. Os outros 63 foram alimentados com o método tradicional: alimentos amassados e dados na colher.

Os pesquisadores da Escola de Psicologia da Universidade de Nottingham (Reino Unido) mostraram que os carboidratos, como pão e massa, são os favoritos dos bebês que se alimentam com as mãos, enquanto os de colher preferem alimentos doces. Mesmo que os pais ofereçam com mais frequência carboidratos, frutas e legumes e proteínas.

De acordo com os pesquisadores, os carboidratos na forma sólida podem sensibilizar as crianças para a textura dos alimentos, sensação que é perdida na forma de purê. Os carboidratos também são mais fáceis de mastigar do que outros alimentos sólidos, como a carne, afirmaram.

Além disso, mais crianças com sobrepeso ou obesidade entre as observadas se alimentavam com a colher (8 crianças obesas). No grupo dos que se alimentavam sozinhos, apenas uma criança era obesa. Essa diferença não foi explicada pelo peso de nascimento, pelo peso dos pais ou por fatores socioeconômicos, segundo os pesquisadores.

"Nosso estudo sugere que o método de deixar o bebê escolher sua comida com as mãos tem um impacto positivo na preferência das crianças por alimentos mais saudáveis, como os carboidratos", afirmaram os autores do estudo.

"Isto tem implicações no combate contra o aumento da obesidade nas sociedades contemporâneas", acrescentaram

Um comentário:

  1. Comissão aprova Piso Salarial dos Agentes de Saúde
    04 de Outubro de 2011 - 17h40
    Assessoria

    Ilustração (Assessoria)
    A Comissão Especial que analisa a criação do Piso Salarial Nacional dos agentes comunitários de saúde e combate a endemias aprovou na tarde desta terça-feira (04/10) o substitutivo do relator, deputado Domingos Dutra (PT-MA), definindo o piso da categoria em dois salários mínimos (R$ 1090,00), de forma escalonada. O projeto será votado em Plenário.

    De acordo com o presidente da Comissão, deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB), a proposta aprovada prevê reajustes escalonados até 2015, de forma a garantir o cumprimento do piso sem causar grande impacto ao Orçamento da União, que é a responsável pelo pagamento dos agentes de saúde.



    Segundo o relator o piso nacional não será vetado pela presidente Dilma Rousseff. "Não tenham medo, a presidente jamais vetaria uma lei que vai favorecer o povo pobre desse país", disse Dutra. Já o deputado Benjamin, enfatizou o reconhecimento ao trabalho dos agentes. "O que aprovamos hoje é um reconhecimento ao importante trabalho realizado pelos agentes de saúde na promoção da Saúde Básica. Eles atuam na prevenção de doenças, na assistência à população mais carente", afirmou o paraibano.

    A Comissão aprovou também um Requerimento de Urgência de votação da matéria e se reunirá ainda nesta terça com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), para pedir a inclusão da proposta na ordem de votações do Plenário.

    O substitutivo aprovado define:

    1 - O Piso Salarial nacional dos ACS e ACE será fixado em R$ 866,89/mês, a partir de 1º de agosto de 2012;

    2 - Em 1º de janeiro de 2013, será aplicado reajuste equivalente à taxa de crescimento real do PIB, para o ano de 2011, acrescido de 13,27%;

    3 - Em 1º de janeiro de 2014, será aplicado reajuste equivalente à taxa de crescimento real do PIB, para o ano de 2012, acrescido de 13,27%;

    4 - Em 1º de janeiro de 2015, será aplicado reajuste equivalente à taxa de crescimento real do PIB, para o ano de 2013, acrescido de 13,27%;

    5 - A partir de 2016, os reajustes serão aplicados anualmente, com base na taxa de crescimento real do PIB;

    6 - A jornada de trabalho será de quarenta horas semanais, dedicadas integralmente a ações e serviços de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e combate a endemias.

    ResponderExcluir